Um desafio empolgante: caricaturar cada atleta apresentado nos episódios da série Until18, agregando uma camada de diversão à narrativa por meio da animação. Para isso, delineamos um processo cuidadoso e criativo, dividido em várias etapas essenciais: roteiro, criação de personagens, storyboard, elaboração de cenários, recorte (cut out), animação, draws e transições.
Adaptação do roteiro
Após a adaptação do roteiro inicial, avançamos para uma etapa crucial: uma reunião virtual com o produtor e o diretor do filme. Nesse “call”, mergulhamos fundo para compreender as expectativas e visões do diretor em relação à animação. Tanto nós quanto eles contribuímos com sugestões de gags e ações dos personagens, colaborando em conjunto com nossa expertise em produção de animação.
Essa troca de ideias e insights não apenas enriqueceu o processo criativo, mas também garantiu que a animação refletisse fielmente a visão e o tom desejados para o projeto. Com essa colaboração dinâmica, cada cena ganhou um toque especial de criatividade e humor, transformando-se em momentos memoráveis que certamente cativarão o público.
CRIAÇÃO DE PERSONAGEM 2D
A FINE (produtora Red Bull) define de qual esportista será o episódio e nos envia. A partir de uma seleção de fotos do atleta é criado um desenho a lápis do personagem. Produzimos então um “model sheet” com os principais versões adulta e infantil do personagem. Após aprovação, colorizamos.
STORYBOARD
Com o roteiro definido, é hora de desenhar a lápis os principais quadros das ações do personagem enquanto o atleta narra sua história. com uma sequência de traços mais soltos, mostramos a ação do personagem.
Backgrounds
Os fundos precisam seguir a direção de arte e compor o ambiente onde cada cena acontecerá. Neste trabalho, a direção decidiu optar por cenários que misturam fotos recortadas com cores marcantes e um traço manual que recobre toda a arte.
Cut outs (artes para a animação)
Para animar cada cena, as artes dos personagens e da cena precisam ser finalizados com as partes a serem animadas separadas em layers. No caso do personagem é necessário separar cabeça, tronco, braço, antebraço, mãos, quadril, coxa, canela, pé, sobrancelhas, cabelos e etc.
MOTION/ANIMAÇÃO CUTOUT
Depois de tudo finalizado e separado, é hora de dar movimento, repetindo o tempo já marcado no corte do filme. Dentro do tempo determinado no corte, sequência do storyboard e narração do personagem, temos o desafio de dar movimento e ilustrar a história de forma divertida.
DRAWS
Para enriquecer as partes reais do filme, são feitas algumas intervenções a traço para ajudar a ilustrar o que está sendo contado. Às vezes sendo literal, às vezes sendo irônico, demonstrando um sentimento ou pensamento.
TRANSIÇÕES
Por fim, para unir adequadamente as partes reais (live action) com as animações, fazemos algumas transições. Às vezes usando elementos animados, às vezes recortando o filme e animando-o.
TRABALHO FINAL
No link abaixo você confere o trabalho final de cada episódio
https://www.redbull.com/br-pt/shows/until-18
Ep 1 Orlando Duque – Cliff DivingThe Colombian of diving at great heights
Ep 2 Dj Sonicko – DJing The Mexican Leonel Gustavo Nájera
Ep 3 Marithea – Rhyme Battles Colombian rapper Maribel Camilo and her rhyming
Ep 4 – Kevin Benavides –Motorcycling Kevin Benavides’ passion for