A Liberty diversificou seus seguros e como os produtos tinham muitos detalhes, os vendedores precisavam de um suporte que os ajudasse a explicar ao cliente o que estavam comprando. Foi então que Maurício Cavalcanti, da Agência RAI, teve a brilhante ideia de utilizar um personagem 3D para realizar esse serviço. Após ser usado e testado, o personagem ganhou força e precisou de um upgrade, foi então que nos chamaram. Aceitamos o desafio de modernizar o personagem em termos visuais e de animação e apresentamos uma versão nova, melhor e mais moderna do personagem.
O personagem precisava aparentar ter entre 20 e 30 anos. Com cabeça grande, para que fosse possível trabalhar as expressões, aproximar emocionalmente o cliente do produto e da marca. Ele precisava estar em um ambiente que ilustrasse situações e essas situações fossem engraçadas, mostrando os problemas e como o seguro traria mais tranquilidade ao segurado. Dentro desses parâmetros, apresentamos alguns esboços:
Esboços aprovados, desenhamos as três vistas para que pudesse ser modelado
O Mike, modelou e texturizou em 3d
iluminou e colocou na pose
Com o personagem aprovado e pronto para animar, passamos para a animação. Passamos para os 4 passo a seguir:
1 – Roteiro: Desenvolvido pela agência Grupo RAI, o roteiro contém todas as informações necessárias para produzir a animação de forma organizada. Mais precisamente por Maurício Cavalcanti, diretor criativo da agência.
2 – Storyboard: É uma “história em quadrinhos” do filme. O storyboard serve de guia para o que e como vamos animar: enquadramento, expressões, movimentos, detalhes e fluidez da história.
3 – Animatic: Antes da animação propriamente dita, precisamos colocar todos os elementos das cenas em 3d, posicionar as câmeras e o personagem. Produzimos então uma pré-animação apenas com os movimentos gerais e renderizamos em baixa resolução para sabermos, junto com o Mauricio (diretor de criação), se tudo estava sendo feito conforme sua orientação. Tudo isso seguindo um audio guia, ainda não finalizado.
4 – Animação: É hora de ser meticuloso, detalhista, de colocar cada luz no lugar certo, de fazer cada movimento com precisão. Com tudo pronto fazemos um render em baixa resolução e montamos, montamos porque no 3d tudo é separado por frames, 24 frames por segundo. Tudo é montado, fazemos os efeitos de luz, transições, fade, etc em after effect e enviamos para aprovação.
5 – Audio: Com a versão em baixa resolução aprovada, enviamos para a produtora de áudio. Eles finalizam a narração, fazem os efeitos sonoros e adicionam a trilha sonora.
6 – Pos-produção: Agora tudo precisa ficar bonito! As animações são enviadas para um parceiro, um render farm, que irá renderizar as animações em alta resolução. Cenários e planos de fundo também são renderizados, alguns animados, outros estáticos. Com tudo em mãos, substituímos os arquivos de baixa resolução pelos arquivos de alta resolução. Finalmente, revisamos absolutamente tudo.
Abaixo você confere os demais programas que produzimos. Enjoy